terça-feira, 5 de abril de 2016

Curadoria - A arte de argumentar

Discussões acaloradas. Tomadas de posição. Opiniões sobre tudo e todos. As redes sociais estão coalhadas de postagens onde seus autores defendem seus pontos de vista de forma, às vezes, agressiva e irracional. Irracional no sentido do famoso "porque sim": "eu acho isso porque sim e pronto, respeite minha opinião".

Num momento delicado como esse (e, convenhamos, não só nessa situação específica), é imprescindível saber argumentar. Sair do "porque sim" e partir para um texto fundamentado em fatos, estudos, leituras, conhecimento. Mas como é que se faz isso no face? Mais do que isso: como é que se argumenta numa conversa com amigos, num e-mail de trabalho, num texto dissertativo?

Clique no link e veja como.


Tema: A arte de argumentar
Conteúdo: Vídeo
Disponível em: http://www.ejamundodotrabalho.sp.gov.br/Conteudo.aspx?MateriaID=55&tipo=Videos (terceiro vídeo - "A arte de argumentar")

Descrição: o vídeo, produzido para o programa "EJA - Mundo do Trabalho", trata da argumentação: o que é, quais os tipos possíveis e como utilizá-la em prol da persuasão. Para o aluno que vai realizar redações dissertativo-argumentativas, ou produzir qualquer texto que tenha como base a argumentação, o vídeo traz conceitos importantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário